segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Violentómetro chega a Portugal

    O que será então um violentómetro? Ora bem, tal como o nome indica é um medidor de agressividade, tem a forma de uma régua e serve para medir o nível de agressividade das relações tanto de namoro como de casamentos. Este método surgiu na América Latina, espalhou-se por vários países da Europa e chega agora a Portugal. A ideia foi sugerida pelos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, estes alunos irão distribuir os violentómetros a mais de mil estudantes.
   Os alunos que receberem o violentómetro devem ter em atenção três coisas fundamentais: ter cuidado, ter capacidade de reagir e recusar e por fim pedir ajuda às autoridades. O seu principal objetivo é sensibilizar os ditos "agressores" a repensar nas suas atitudes e torná-las melhores e mais passivas.
   Os violentómetros "organizam" os comportamentos por escalas, que começam nos que são menos agressivos, tais como as mentiras e chantagens, e vão aumentando até chegar a casos extremos de agressividade tais como as agressões e tentativas de homicídio. É mais uma medida para proteger as vítimas de agressão e sensibilizar a população de uma forma prática e fácil.



Resultado de imagem para violentometro
"Vários estudos têm identificado que a violência física e psicológica se apresenta muitas vezes de forma dissimulada, manifestada, por exemplo, em cenas de ciúmes e ameaças associadas, em chamadas constantes para o telemóvel, ou em proibições da forma de vestir. Estes comportamentos são encarados, por vezes, como toleráveis e percecionados como normais e eventualmente entendidos como demonstrações de carinho, atenção e amor". Esta é uma das citações que visam explicar melhor o uso deste método, podem ver o resto das informações no site da Universidade de Trás-os-Montes: 
http://www.utad.pt/vPT/Area2/noticias/Paginas/2016/noticias_novembro/violentometro.aspx 

domingo, 13 de novembro de 2016

#MannequinChallenge

   
   Tal como os outros desafios das redes sociais como o "Ice bucket challenge", chega agora o "Manequin Challenge" que consiste na gravação de um cenário normal do nosso dia-a-dia ao som da música "Black Beatles" do grupo musical americano Rae Sremmurd, mas cada pessoa que aparecer no vídeo tem de estar completamente parado de modo a parecer um manequim. 

  A ideia do desafio surgiu quando um estudante americano estava parado na sala de aula e o seu colega disse que parecia um manequim, resolveram fazer um vídeo e como se vê já está espalhado pelas redes sociais e nem os famosos (tais como: Beyoncé, Ellen Degeneres, Adele, Kevin Hart, etc) resistem! 


   



   Muitas equipas de futebol também partilham os seus vídeos no balneário e a nossa Seleção Nacional também não ficou para trás com mais de 15 milhões visualizações no twitter. Esta é uma tendência que rapidamente ganhou fama, podem ver os vídeos no twitter, instagram ou youtube, basta pesquisarem: #mannequinchallenge.



  

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Tendência Absurda

Esta nova tendência, que lentamente se espalha pelo mundo e é aceitada, é de certa forma extravagante: axilas femininas peludas e pintadas. Super anormal certo? Mas esta moda está a conquistar algumas mulheres!



Tudo começou em Seatle onde uma cabeleireira norte-americana, Roxie Hunt, sempre teve o desejo de pintar os pelos das axilas de alguém e a sua primeira vitima foi uma amiga chegada. Depois da sua “obra de arte” não fez mais do que partilhar com o mundo… e não é que teve sucesso?! Algumas das mulheres que decidiram deixar crescer os pelos das axilas estão também a pintá-los e a exibi-los em fotografias partilhadas nas redes sociais, com a hashtag #dyedpits (=AxilaPintada). O engraçado desta tendência é que as mulheres pintam-nas de todas as cores possíveis até florescente!


Californianas e axilas verdes











Cabelos e axilas da mesma cor.





















Até as celebridades aderiram a este recente estilo.


Miley Cyrus com as suas axilas rosa
Madonna com as axilas pintadas mas mais discreto


A autora desta tendência afirma que «são mulheres que decidiram não ceder à pressão social de usar uma lâmina numa zona de pele suave do seu corpo» e que «mulheres que não rapam ou depilam as axilas não é nenhum segredo». Hm….

A questão é: como assim esta moda se tornou viral na internet e, pior, na vida real?
Esperemos que não chegue a Portugal…. Uma coisa é certa a mim não me apanharão assim.

domingo, 6 de novembro de 2016

RITA ORA X TEZENIS

      




  A cantora britânica Rita Ora fez uma colaboração com a Tezenis, uma das mais famosas marcas de roupa interior, juntas criaram várias peças de lingerie. Para patrocinar a colaboração, a cantora fez uma pequena visita a Portugal e atuar no Rossio (junto à loja da Tezenis). As ruas de Lisboa estavam cheias e como era de esperar os fãs foram fiéis à cantora mas não só, muitas socialites portuguesas estiveram presentes (tais como a blogueira Mexiquer, e as apresentadoras Rita Ferro Rodrigues e Jessic Athayde ), a MTV também esteve presente e fez várias entrevistas à cantora.


   Mais uma vez Portugal está a investir cada vez mais em diversos projetos e ao mesmo tempo a projetar-se ao mundo, como sabemos a atividade turística tem vindo a aumentar cada vez mais e são estes tipos de colaborações que vão mostrando ao mundo a beleza de Portugal de formas completamente variadas.
  
  




   A cantora e a Tezenis organizaram um concerto gratuito que teve início às 18h, num pequeno palco, o que não incomodou os fãs visto que estavam maravilhados e cantavam entusiasticamente todas as músicas. Foi uma noite animada em Lisboa e nós esperamos 
ansiosamente pela próxima visita de Rita Ora e não só!

   Rita Ora deixou uma mensagem na sua página do Instagram a agradecer a todos que lhe apoiaram, tanto a marca, como os produtores e claro os portugueses.





terça-feira, 1 de novembro de 2016

Killer Clows: Assunto sério ou apenas uma brincadeira de mau gosto?

Imaginem, estão vocês a sair de casa para ir pôr o lixo e conforme olham para o fim da rua vêm um palhaço com um faca ou um taco de basebol, parado a olhar para vocês fixamente. Assustador certo? Pois é, é por esta situação que o povo americano está passar.


Podemos chama-la uma crise de epidemia de palhaços ameaçadores. 

Tudo começou na Carolina do Sul, em Greenville, quando um menino contou á sua mãe que viu dois palhaços, totalmente mascaras e vestidos na floresta perto da sua casa, tentando convence-lo a ir com eles. Com este ocorrido mais casos e relatos com as mesmas características se forem manifestando ao ponto de os polícias começarem um caso de investigação. Mais ainda, escolas vieram a fechar temporariamente devido a ameaças e todas estas situações chamaram a atenção da Casa Branca. Em todos os casos os palhaços nunca fizeram mal a ninguém fisicamente apenas criaram uma sensação de pânico aos moradores.


No entanto conforme os relatos de encontros com palhaços aumentava, estes cenários espalhavam-se pelos estados da América criando pânico - Para saberem mais informações especificas dos avistamentos de palhaços vejam este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xEgpZQ5A5yI. Pior que avançar de estado em estado é avançar para outros continentes no caso da Europa, como por exemplo no Reino Unido, na Alemanha, na Holanda ou até para a Austrália. 



A questão aqui é: porque é que este “fenómeno” se está a tornar numa tendência? E qual o seu objetivo? Qual é a intenção desta criação de palhaços assustadores? Será que com estes episódios estas pessoas querem passar alguma mensagem? Ou é simplesmente uma brincadeira doentia? Gostarem do facto de criarem medo nas pessoas? Será que se estão aproveitar para aumentar a criminalidade? 

De qualquer das formas está dar que falar e, pior ainda, a criar pânico nas pessoas especialmente pelas redes sociais, pois é ai que eles se destacam, exemplo disso é o Twitter. 


Neste tópico, ainda há muito que saber e compreender. Mas que é assustador é, especialmente agora na altura do Halloween.