segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Violentómetro chega a Portugal

    O que será então um violentómetro? Ora bem, tal como o nome indica é um medidor de agressividade, tem a forma de uma régua e serve para medir o nível de agressividade das relações tanto de namoro como de casamentos. Este método surgiu na América Latina, espalhou-se por vários países da Europa e chega agora a Portugal. A ideia foi sugerida pelos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, estes alunos irão distribuir os violentómetros a mais de mil estudantes.
   Os alunos que receberem o violentómetro devem ter em atenção três coisas fundamentais: ter cuidado, ter capacidade de reagir e recusar e por fim pedir ajuda às autoridades. O seu principal objetivo é sensibilizar os ditos "agressores" a repensar nas suas atitudes e torná-las melhores e mais passivas.
   Os violentómetros "organizam" os comportamentos por escalas, que começam nos que são menos agressivos, tais como as mentiras e chantagens, e vão aumentando até chegar a casos extremos de agressividade tais como as agressões e tentativas de homicídio. É mais uma medida para proteger as vítimas de agressão e sensibilizar a população de uma forma prática e fácil.



Resultado de imagem para violentometro
"Vários estudos têm identificado que a violência física e psicológica se apresenta muitas vezes de forma dissimulada, manifestada, por exemplo, em cenas de ciúmes e ameaças associadas, em chamadas constantes para o telemóvel, ou em proibições da forma de vestir. Estes comportamentos são encarados, por vezes, como toleráveis e percecionados como normais e eventualmente entendidos como demonstrações de carinho, atenção e amor". Esta é uma das citações que visam explicar melhor o uso deste método, podem ver o resto das informações no site da Universidade de Trás-os-Montes: 
http://www.utad.pt/vPT/Area2/noticias/Paginas/2016/noticias_novembro/violentometro.aspx 

Sem comentários:

Enviar um comentário